quarta-feira, 19 de março de 2008

Planejamento Detalhado de Aulas Simuladas

Relevo, Divisor de Águas E Paisagens Urbanas

Tema: Relevo, Divisor De Águas E Paisagens Urbanas
Série: 5ª Série do Ensino Fundamental
Data: 04/06/2008
Carga Horária: 1 hora/aula

1- OBJETIVOS:
a) Expor de forma coerente como se constituem os elementos da paisagem natural em relação com os elementos da paisagem humana;
b) Exemplificar como se constituem os divisores de águas e as formações de cursos hídricos a partir da interação com o relevo;
c) Tendo como pressuposto indicar a formação dos relevos da cidade de Cerqueira Cesar – SP, demonstrar como que a construção da Estrada de Ferro Sorocabana, no relevo desta região propiciou a construção de diversas cidades sobre os divisores de águas.

2 – CONTEUDOS:
a) Conceitual: definir os conceitos de relevo, divisor de águas e cursos hídricos:
b) Procedimental: os procedimentos a serem seguidos se baseiam em explicar primeiramente o que vem a serem as formas de relevo, para depois definirmos como se constituem os divisores de águas e a formação dos cursos hídricos, e posteriormente mostramos como esses elementos naturais configuraram as paisagens humanas, mais precisamente a localidade exemplificada.
3 – METODOLOGIA:
a) Partindo do pressuposto que os alunos já tenham aprendido a diferença entre elementos naturais e sociais da paisagem, dar prosseguimento a essa diferenciação;
b) Demonstrar como se constituem os elementos do relevo (altitude, formas, vertentes);
c) Os divisores de águas e a formação dos cursos hídricos;
d) A interação dos elementos naturais com os sociais da paisagem.

4 – RECURSOS:
a) Para o ensino das formas de relevo:
1 – Figuras;
2- Fotos Aéreas;
3 – Imagens de Satélite;
b) Para o ensino de Divisores de Águas:
1 – Fotos Aéreas;
2 – Mapa do município abordado;
Para tais procedimentos serão utilizados materiais como:
a) Apresentação em Power Point;
b) Data Show para tal apresentação;
c) Uso de Mapas;
d) Giz e lousa caso necessário alguma anotação e ilustração.

5 – TRABALHO DE CAMPO:
Tendo como argumento que essa aula foi preparada para ser lecionada no município de Cerqueira César – SP, devido a localização da escola sobre o divisor de águas, fica possível a realização de um trabalho de campo para a observação do que vem a serem as formas de relevo existentes na cidade e também como se configuram os divisores de águas e as nascentes dos cursos hídricos.

6 – REFERÊNCIAS:
PIRES, Valquíria; BELLUCCI, Beluce. As paisagens e as relações entre seus elementos – Modulo 4. In: PIRES, Valquíria; BELLUCCI, Beluce. Construindo Consciências / 5ª série. São Paulo: Scipione, 1ª Edição, 2007, p. 85 – 115
PIRES, Valquíria; BELLUCCI, Beluce. As paisagens possuem características únicas – O Relevo e a Hidrografia / As paisagens e as relações entre seus elementos – Modulo 4. In: PIRES, Valquíria; BELLUCCI, Beluce. Construindo Consciências / 5ª série. São Paulo: Scipione, 1ª Edição, 2007, p. 88

PIRES, Valquíria; BELLUCCI, Beluce. As relações entre elementos naturais e culturais das paisagens – O Relevo e Forma Urbana / As paisagens e as relações entre seus elementos – Modulo 4. In: PIRES, Valquíria; BELLUCCI, Beluce. Construindo Consciências / 5ª série. São Paulo: Scipione, 1ª Edição, 2007, p. 88

TEIXEIRA, Wilson; Et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos